Skip to main content

Ponte entre marketing e vendas? Será mesmo?

Ainda é muito comum encontrar publicações na internet e pessoas definindo o trade marketing como “a área que faz a ponte entre marketing e vendas”. Não é equivocado afirmar que a área de trade executa atividades e processos que, sim, ajudam a criar pontes entre marketing e vendas. Mas, definir trade marketing desta forma, não está correto.

A definição de trade tem relação direta com a sua missão

Para compreender a definição de trade, antes de tudo, é importante entender o que motiva o surgimento da área. O trade nasce em um contexto no qual movimentos de mercado afetam diretamente os canais de venda. Este cenário de mudanças desafia os fabricantes. Empresas do segmento de bens de consumo, em particular, se vêem, portanto, diante da  necessidade de ter uma área específica para lidar com a nova dinâmica dos canais.
Entendendo isso, fica claro que o grande foco do trade são os canais de venda e distribuição. Fazer a ponte entre marketing e vendas se torna, portanto, apenas mais uma das atividades necessárias para o trade cumprir sua missão: realizar uma boa gestão dos canais de venda, a fim de garantir vantagem competitiva às empresas.

O conceito de trade marketing

A partir da explicação anterior, é possível notar que o grande foco do trade são os canais de venda e distribuição. Fazer a ponte entre marketing e vendas se torna, portanto, apenas mais uma das atividades necessárias para o trade cumprir sua missão: realizar uma boa gestão dos canais de venda, a fim de garantir vantagem competitiva às empresas.
Analisar semanticamente o conceito de trade marketing já dá boas pistas sobre a definição efetiva da área. O termo tem origem na língua inglesa, em que “trade” cumpre o papel de adjetivo do termo “marketing”. Traduzindo para o português, “trade” significa, então, comercial. Um dos principais nomes da administração afirma que Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.” (KOTLER, 2000. p. 27) 
Portanto, trade marketing pode ser traduzido como “marketing comercial”. Ou seja, a aplicação do marketing em contextos de transações comerciais de compra e venda. Ou de um jeito mais simples, é a gestão de marketing com foco nos canais de venda e distribuição.

Quer uma explicação mais detalhada sobre o que é trade marketing?

Muitas empresas que já contemplam a área, muitas vezes, ainda nem entendem o que significa trade marketing. Compreender o que é trade marketing e com qual missão a área surge é o primeiro passo para conseguir estruturar um trade marketing de sucesso. Empresas que definem o trade como “a ponte entre marketing e vendas” acabam estruturando os escopos e as atividades da área a partir deste limitado entendimento e, certamente, estão deixando de exponencializar resultados financeiros e humanos. Que tal contratar a nossa palestra organizacional Afinal, o que é trade marketing?  O conteúdo esclarece o conceito de trade marketing a partir de diferentes referências bibliográficas e experiência vivencial da palestrante, que é especialista na temática. Este conteúdo pode fornecer conhecimentos e insights valiosos para o sucesso do trade marketing na sua empresa.

Leave a Reply